Palestrantes

BRETT A. SHAW

Director of UMS Group Inc. and serves as Program Director for ITOMS

Mr. Shaw is a Director of UMS Group Inc. and serves as Program Director for ITOMS. He has over 34 years of experience in and with the global electric utility industry, with specific emphasis on the Electric Transmission, Distribution, and Customer Operations business units. His industry knowledge and experiences are vital for the delivery of the firm’s Diagnostic Assessments, Benchmarking and Performance Measurement, and Work Management Systems. He is also key leader in UMS Group’s Asset Management ‘Endorsed Assessors’ team for PAS 55 and ISO 55000 Assessments and Transformations. Prior to joining UMS Group, Mr. Shaw served in various management and executive capacities in multiple electric utility organizations. Mr. Shaw is a graduate of the University of West Florida, with a B.S. degree in Industrial Technology.

CARLOS RIBEIRO

Diretor Técnico da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – ISA CTEEP

Engenheiro Eletricista e Mestre em Sistemas de Potência pela Universidade Federal de Engenharia de Itajubá; Iniciou carreira profissional na área de Projetos e Instalações Elétricas Industriais; Foi professor dos cursos de Graduação e Pós Graduação da Universidade Federal de Engenharia de Itajubá; Atuou na Companhia Energética de São Paulo – CESP por cerca de 20 anos, tendo gerenciado os departamentos de Operação e Telecomunicações, chegando ao cargo de Diretor Adjunto de Geração e Transmissão; Foi Diretor de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, participando da primeira Diretoria, que estruturou aquele operador; Atualmente ocupa os seguintes cargos: Diretor Técnico da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – ISA CTEEP; Presidente do Conselho de Administração da ABCE – Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica; Presidente do Conselho de Administração das Interligações Elétricas do Madeira – IE Madeira; Vice Presidente do Conselho de Administração das Interligações Elétricas da Garanhuns – IE Garanhuns; Membro do Conselho Deliberativo do IEE – Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo; Vice Presidente da ABRATE – Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica.

FRANCISCO JOSÉ ARTEIRO DE OLIVEIRA

Diretor de Planejamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS

Ocupa a Diretoria de Planejamento, tendo sido diretor de Planejamento e Programação da Operação desde 17 de maio de 2012. Nascido no Rio de Janeiro, graduou-se em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), em 1983. Está no ONS desde o seu início. Foi Gerente Executivo de Programação Energética. Trabalhou na Eletrobras de 1985 até 2000.

HERMES JORGE CHIPP

Chipp Consultoria de Engenharia Ltda

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – 1971. Pós graduado pelo “Power Systems Engineering Course” – General Electric / Union College – NY – USA. Diretor de Operação de Sistemas (interino) da ELETROBRÁS, de jan/1995 a mai/1995. Secretário Executivo do Grupo Coordenador para Operação Interligada – GCOI, de jan/1997 a mai/1998. Diretor de Planejamento e Programação da Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, de ago/1998 a out/2005. Diretor Geral Interino do Operador Nacional do Sistema Elétrico de out/2005 a dez/2005. Diretor Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, de dez/2005 a mai/2016. Membro permanente do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico – CMSE do Ministério de Minas e Energia, de dez/2005 a mai/2016. Presidente da CIER – Comisión de Integración Energética Regional, no período 2012-2013 após exercer a Vice-Presidência no período de 2008-2010. Presidente e posteriormente Vice-Presidente da Organização Internacional GO15 (ex-VLPGO – Very Large Power Grid Operators), nos períodos de 2013, 2014 e 2015. Pesquisador senior e Consultor do Grupo de Estudos Elétricos-GESEL da UFRJ.

JOÃO CARLOS MELLO

Presidente da Thymos Energia

Dr. João Carlos de Oliveira Mello recebeu os títulos de Engenheiro, Mestre em Ciências e Doutor em Ciências, todos em Engenharia Elétrica, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) em 1983, 1988 e 1994 respectivamente.

Dr. Mello vem participando de várias atividades ligadas a reestruturação do setor elétrico brasileiro. Dr. Mello é autor ou co-autor de mais de 150 artigos nacionais e internacionais.

Atualmente, João Carlos Mello é presidente da Thymos Energia, empresa de consultoria e gestão de energia criada para ser líder no segmento de atuação.consultoria em energia, gestão de energia, pesquisa e desenvolvimento – com seriedade

JOÃO HENRIQUE DE ARAÚJO FRANKLIN NETO

Diretor de Operação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF

Engenheiro eletricista, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Tem especialização em Comercialização de Energia, pela UFPE e em Gestão de Negócios de Energia Elétrica, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Trabalha na Companhia Hidroelétrica do São Francisco – Chesf, onde foi estagiário e ocupou diversos cargos gerenciais na área de operação do sistema eletroenergético e na área regulatória, sendo Diretor de Operação durante o período de 2016 a 2019. Representa a Chesf junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, junto à Associação Brasileira das Grandes Transmissoras de Energia – ABRATE, junto à Associação Brasileira das Grandes Geradoras de Energia – ABRAGE e émembro representante da Chesf no Conselho de Administração de diversas Sociedades de Propósito Específico – SPE das áreas de geração e transmissão de energia.

JOHN M. SHEARMAN

Chief Executive Officer of UMS Group Inc

Mr. Shearman is the Chief Executive Officer of UMS Group Inc. He has more than 35 years of consulting and management experience, serving global electric and gas utility markets. His special focus is on Competitive Positioning, Asset and Performance Management, and the Leadership of Change. He also has extensive expertise in strategic planning, and organizational effectiveness. He is a frequent speaker at industry conferences and is well known for his perspectives on industry strategic directions. Mr. Shearman holds a professional engineer’s license and an M.B.A. in finance from New York University.

JORGE VASCONCELOS

Presidente da New Energy Solutions – NEWES

Licenciado em engenharia electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1982) e doutorado pela Universidade de Erlangen-Nuremberga (1985). Desde 2007 presidente da NEWES, New Energy Solutions. Presidente do Conselho Consultivo do Institute for Advanced Sustainability Studies, organismo do governo alemão. Exerceu actividade académica na Alemanha, em Itália e em Portugal, sendo actualmente Professor convidado do Programa MIT/Portugal. Foi o primeiro presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE, 1996-2006) e do Conselho dos Reguladores Europeus de Energia (CEER, 2000-2005). Fundador e membro da comissão executiva da Florence School of Regulation no Instituto Universitário Europeu.

JOSÉ MARCOS BRESSANE

Superintendente de Transmissão de Energia da Empresa de Pesquisa Energética – EPE

Graduado em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da USP, com mestrado em sistemas elétricos de potência pela Washington State University, USA. Há 14 anos é funcionário da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), onde, há 6 anos, é o Superintendente de Transmissão de Energia, coordenando todos os estudos de planejamento da expansão da rede elétrica interligada do sistema brasileiro, Ainda na EPE, exerceu antes, como Assessor da Diretoria de Estudos de Energia Elétrica, atividades de coordenação executiva do Plano Decenal de Energia PDE e de análise de viabilidade técnico-econômica de projetos de expansão da geração/transmissão e temas relacionados aos parâmetrostécnicos, econômicos e regulatórios dos leilões de geração de energia elétrica.

Anteriormente à EPE, atuou durante cerca de 25 anos na atividade de engenharia consultiva, nas áreas de concepção, dimensionamento e análise de projetos integrados de geração-transmissão de energia elétrica e termeletricidade-gasodutos, compreendendo a análise de oportunidade, viabilidade, estudos eletrico-energéticos, aspectos técnico-econômicos e regulatórios. É membro da CIGRÉ e publicou diversos trabalhos em conferências nacionais e internacionais, tendo também ministrado cursos e proferido palestras sobre planejamento e engenharia de sistemas de potência em vários fóruns nacionais e internacionais.

JOSÉ MÁRIO MIRANDA ABDO

Abdo, Ellery & Associados

Consultor e sócio administrador da Abdo, Ellery & Associados. Membro do Comitê Diretor da Universidade de Brasília – UnB desde 2013. Engenheiro Eletricista e pós-graduado em Engenharia de Sistemas Elétricos pela UnB e Administrador de Empresas pelo Centro Universitário de Brasília – UniCeub. Foi o primeiro Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL (1997 a 2004). Participou do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE do Governo Federal (2001 a 2004). Foi Diretor do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica – DNAEE (1996 e 1997). Coordenou a implantação e a estruturação organizacional e regimental da ANEEL quando da sua criação e participou ativamente da  concepção dos modelos institucionais do setor elétrico brasileiro de 1998 e de 2003. Em FURNAS (5 anos) atuou na área de proteção, medição e controle dos sistemas elétricos e depois na ELETRONORTE (18 anos), sendo Superintendente da Expansão dos Sistemas Eletro-energéticos e atuando também nas áreas de projeto de sistemas elétricos. Foi Professor da UnB no Departamento de Engenharia Elétrica e Professor de Matemática do Colégio e do Cursinho Pré-Vestibular de Brasília e de Matemática Financeira no Centro de Treinamento do Ministério da Fazenda. Publicou mais de 40 artigos em jornais e revistas especializadas e ministrou várias palestras em seminários no Brasil e no exterior. Participou de 23 missões técnicas no exterior. Durante seus dois mandatos à frente da ANEEL recebeu 20 prêmios de reconhecimento público. Como pessoa pública, recebeu 19 condecorações e homenagens honoríficas. Participou de debates em mais de 50 Audiências Públicas no Congresso Nacional.

JOSIAS MATOS DE ARAUJO

CEO – Eng. Smart Lead

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Sistemas de Potência pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, MBA pela Fundação Dom Cabral, MBA Executivo pela AMANA-Key, Prof. da Universidade Federal do Pará, Coordenador Brasileiro do Negócio Transmissão da BRACIER/CIER, Superintendente de Operação da Eletronorte, Superintendente de Engenharia de Operação e Manutenção da Transmissão da Eletronorte, Membro da Associação Brasileira das Grandes Transmissoras de Energia Elétrica (ABRATE), Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Membro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) do Ministério de Minas e Energia, Diretor Presidente da Eletronorte, Diretor de Regulação da Eletrobras, Presidente dos Conselhos de Administração da Eletrosul, CGTEE e da Eletronuclear, Diretor Financeiro do CIGRÉ-Brasil, Vice Presidente do CIGRE-Brasil, Presidente do CIGRE-Brasil, Membro do Comitê Diretivo do CIGRÉ, Título de “Distinguished Member” conferido pelo Cigré, em 2012, em reconhecimento a contribuição técnica prestada aquela Instituição há mais de 10 anos. Atualmente é Presidente do Conselho Consultivo da Fundação COGE, Membro do Conselho de Administração do CIGRE, Membro da Sociedade Brasileira de Qualidade de Energia, e Consultor. Vários trabalhos publicados em Seminários Nacionais e Internacionais. Coautor do livro “A Virada Digital – Smart Cities e Smart Grids numa Perspectiva Multidisciplinar, publicado pela Editora Interciência, em 05/12/2018.

LEONARDO MENDONÇA OLIVEIRA DE QUEIROZ

Superintendente de Regulação dos Serviços de Transmissão – SRT/ ANEEL

Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2002, Mestre e Doutor pela Universidade de Campinas (Unicamp) em 2005 e 2010, respectivamente. Concluiu os cursos de especialização Theory and Operation of a Modern National Economy – Programa Minerva, pela George Washington University (2012) e Análise de Impacto Regulatório (AIR) pela UnB (2017). Desde 2007 é especialista em regulação na ANEEL, tendo atuado por 10 anos na Superintendência de Regulação da Distribuição – SRD como coordenador do grupo de Qualidade da Energia, desde 2017 na Superintendência de Regulação dos Serviços de Transmissão como superintendente adjunto e, em 2018, como titular da unidade.

LUIZ EDUARDO BARATA FERREIRA

Diretor Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS

Assumiu a Diretoria Geral do ONS em 17 de maio de 2016.

Nascido no Rio de Janeiro, graduou-se em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado da Guanabara, em 1974. Possui pós-graduação em Sistemas de Potência pela COPPE/UFRJ e MBA pela COPPEAD/UFRJ.

Assumiu a Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia (MME) a partir de maio de 2015. Foi Superintendente e Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), de 2010 a 2015. Foi Diretor de Operação do ONS no período de maio de 2004 a maio de 2010. Atuou como Conselheiro de Administração do Mercado Atacadista de Energia (MAE). Anteriormente, exerceu funções gerenciais e técnicas na Eletrobras, em Itaipu e em Furnas.

PAULO CESAR COUTINHO

Centro de Estudos em Regulação de Mercados – CERME/UnB

PhD em economia pela University of Pennsylvania. Professor titular da Universidade de Brasília. Diretor do Centro de Estudos em Regulação (CERME/UnB), fundado sob os auspícios do MME, da ANEEL e da ANP. Foi coordenador da equipe de transição do governo Bolsonaro em infraestrutura, especialista em regulação econômica e finanças. Atua em Regulação desde 1997, com diversos trabalhos publicados nas áreas de regulação em energia elétrica, telecomunicações e transportes em periódicos nacionais e internacionais. Consultor de diversos órgãos públicos e empresas em suas áreas de especialização.

RAMÓN LEÓN

Ramon Leon is the Program Manager of the New Energy Business initiative at Interconexión Eléctrica S.A. (ISA)

Developing new business models and ventures on grid scale storage and distributed energy resources for the corporation’s business portfolio in Latin America. He has 21 years of experience in strategic planning of energy systems, management of research and development projects, and the structuring of corporate entrepreneurship projects based on innovation.
Mr. Leon is an Electrical Engineer from Universidad Tecnologica de Bolívar and has a Masters Degree in Electrical Engineering from Iowa State University. Currently is the Chair of the Colombian IEEE PES Chapter.

RAMON SADE HADDAD

Vice-Presidente da State Grid Brazil Holding

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação em Sistemas Elétricos de Potência pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Gerenciamento de Projetos com metodologia Project Management Institute (PMI). Atuou por 17 anos na Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, tendo atuação na área técnica e em cargos gerenciais associados a projetos, estudos e viabilidades de Sistemas de Transmissão. Em 2001 transferiu-se para a iniciativa privada, assumindo cargos de alta gerência de concessionárias de Transmissão de Energia Elétrica, tendo se tornado Chief Executive Officer (CEO) de diversas concessionárias.

A partir de 2011 foi nomeado Vice-presidente da State Grid Brazil Holding S.A – SGBH, cargo que permanece exercendo.

REIVE BARROS DOS SANTOS

Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia – MME

Engenheiro Eletricista, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Administração Estratégica e Professor Adjunto da Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco, ministrando as disciplinas de Distribuição e Transmissão de Energia Elétrica. Foi Diretor na Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL e Presidente da Empresa de Pesquisa Energética – EPE. Exerceu o cargo de Diretor na Associação Brasileira de Agências de Regulação -ABAR, além de ter atuado em grandes empresas do Setor Elétrico na área de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica acumulando 3 8 anos de experiência profissional, com atuação em nível regional e nacional. Atualmente, exerce o cargo de Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, no Ministério de Minas e Energia.

SANDOVAL DE ARAÚJO FEITOSA NETO

Diretor da Aneel

Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal do Maranhão (2002), Mestre em Engenharia Elétrica pela UnB (2009) e possui MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Estratégia pela Fundação Getúlio Vargas (2017). Trabalhou na Companhia Energética do Maranhão (Cemar), de 2001 a 2003, na gerência técnica dos processos de manutenção e operação do sistema de distribuição. De 2003 a 2005 atuou na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) na coordenação de equipes técnicas de manutenção. Em 2005, tornou-se especialista em regulação da ANEEL exercendo atividade de auditorias técnicas na Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade. Em 2014 passou a atuar na Assessoria da Diretoria da ANEEL e, no final de maio de 2015, assumiu a Superintendência de Regulação dos Serviços de Transmissão. Em 2017 tornou-se superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade. Em maio de 2018 tomou posse como diretor da ANEEL.

SINVAL ZAIDAN GAMA

Diretor de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS

Assumiu a Diretoria de Operação em 17 de maio de 2018. Nascido em Natal, graduou-se em Engenharia Elétrica em 1977 e em Administração de Empresas, em 1982, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. É Doutor em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Tem especialização em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em Gestão de Qualidade pela George Washington University, MBA em Mercado Financeiro e de Capitais pelo IBMEC-RJ. Em janeiro de 2017, passou a exercer o cargo de diretor presidente da Chesf e foi membro do Conselho de Administração do ONS. Foi diretor presidente da CELG Distribuição S.A. entre 2015 e 2016 e atuou como Interventor da ANEEL na CEMAR e em empresas do Grupo Rede. Foi Diretor Técnico e Presidente da CERON e da CEPISA e atuou como Conselheiro de Administração na CELPE, CEAL e CTEEP e Conselheiro Fiscal na CGTEE. Entre 1976 e 2013, exerceu diversas funções na Chesf, na Eletrobras e no GCOI.

VLADIMIRO MIRANDA

Diretor Associado do INESC TEC

Vladimiro Miranda, Professor Catedrático da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Diretor Associado do INESC TEC, Portugal.  Presidente do INESC P&D Brasil (Santos, São Paulo, Brasil).  Conselheiro científico de:  IRESEN, Ministério da Energia de Marrocos, Hong Kong Polytechnical University, Instituto de Investigación Tecnológica (Madrid, Espanha), Instituto de Energía Elétrica (San Juan, Argentina),  Laboratório de Defesa Biológica e Química do Exército de Portugal. Membro do Conselho Doutoral da UTAD (Universidade de Trás os Montes e Alto Douro). Administrador por 18 anos do INESC TEC. Anterior administrador de empresas start-up do universo INESC. Responsável por muitos projetos internacionais, produtor de soluções tecnológicas incorporadas em produtos industriais presentes em vários continentes, autor de centenas de publicações científicas. Prémio de Excelência 2014 do IEEE em energias renováveis. Fellow IEEE (USA).

PARTICIPE